quinta-feira, 16 de maio de 2013

Respire Certo!



Respiração diafragmática é de extrema  importância no nosso dia-a-dia para falar, cantar, para o bom funcionamento dos intestinos, para aumentar a capacidade respiratória e, consequentemente, aumentar a resistência durante a prática de esportes. Na hidroterapia, trabalhamos o tempo todo coordenando a respiração diafragmática com os exercícios. No início, a aprendizagem pode ser difícil, mas vale a pena insistir, pois os ganhos são muitos.

Devido à importância da respiração correta para o
desenvolvimento motor, psicológico e emocional, ela deveria ser ensinada ainda na escola, no início do primeiro grau. Apesar de a respiração ser importante durante toda a vida, 95% das pessoas não sabem respirar.
Quando inspiramos, o diafragma desce, enche como uma bola de aniversário, pressionando o abdômen para fora e massageando os órgãos internos. Quando expiramos, o diafragma sobe e a barriga fica murcha, entrando como se o umbigo fosse colar nas costas. “Ar para dentro barriga para fora, e ar para fora barriga para dentro".

A chave para a prevenção da fadiga muscular é respirar plenamente. "Quando você respira mais profundamente, você
usa mais os seus pulmões, isso lhe permite ter mais oxigênio para alimentar os seus músculos", 
A maioria dos corredores são “respiradores torax” e não “respiradores abdomen”. Toda vez que você respira, seu abdomen deve encher como um balão. E cada vez que você expira esse balão deve desinflar. Quando você respira só com o tórax, os ombros ficam tensos e se movem para cima e para baixo. Essa energia que é desperdiçada nesse processo, você deveria conserva-la para correr!
Respiração torácica pode ser um hábito difícil de quebrar, especialmente quando você estiver preocupado em manter o ritmo. Uma maneira de tentar trabalhar a respiração abdominal é quando você não está correndo e esse treinamento respiratório você acabará transferindo para as corridas
Alguns corredores utilizam técnicas de Pilates para melhorar a respiração. Especialistas afirmam que o Pilates aumenta a flexibilidade, fortalece os músculos e melhora a respiração.
                                               
              


Nenhum comentário:

Postar um comentário